Calendário FGTS 2020- Data de pagamento do FGTS Inativo.

Calendário FGTS Inativo 2020

ATENÇÃO: Não há confirmação de que o Governo Federal realize a liberação do Calendário FGTS 2020, como ocorreu em anos anteriores. O conteúdo desse artigo é apenas especulativo sobre o possível cenário de liberação desse benefício.

 

O Governo Federal como forma de fugir da crise econômica do Brasil, decidiu liberar o FGTS inativo do cidadão trabalhador, o calendário FGTS 2020 com os prazos de pagamento será liberado a partir de fevereiro, o fundo de garantia é um benefício depositado em uma conta por tempo de serviço do trabalhador brasileiro.

Calendário FGTS 2020 - Data de pagamento do FGTS Inativo.
Calendário FGTS 2020 – Data de pagamento do FGTS Inativo.

O benefício foi liberado e assegurado por lei, onde todas as contas do FGTS inativas desde de 31 de dezembro de 2015 estarão disponível para saque. A tabela de saque foi divulgada pela a Caixa Econômica Federal e um Calendário FGTS será criado para determinar as datas de saque.

O saque poderá ser realizado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou em qualquer casa lotérica, para sacar o benefício o trabalhador deverá apenas respeitar os prazos e comparecer a em qualquer agencia ou posto de atendimento da Caixa, é necessário que esteja com todos os documentos pessoais, inclusive um documento original com foto.


FGTS Inativo 2020 – Quem tem direito?

  • Saque liberado para trabalhadores que possuem conta inativa desde do dia 31 de dezembro de 2015, ou seja, o trabalhador que não tenha assinada carteira desde dessa data, aonde o FGTS não recebeu deposito neste período;
  • Também tem direito ao saque aposentados e pensionistas;
  • Doenças graves, tais como câncer, AIDS, HIV entre outras;
  • Doenças já em estados terminais;
  • Morte;
  • Saque para o financiamento da sua casa própria;
  • Vítimas de algum desastres naturais.
FGTS Inativo - Quem tem direito ao Fundo de Garantia
FGTS Inativo – Quem tem direito ao Fundo de Garantia

Só serão concedido o saque as contas de FGTS Inativo, ou seja contas que estão a mais de uma ano parada.

Calendário FGTS 2020

O calendário FGTS 2020 foi oficialmente divulgado ao público em 14 de fevereiro de 2020, os saque ao benefício do FGTS Inativo começa já em Março, se estendendo até o mês de Dezembro de 2020. Caso a tabela de saques do FGTS Inativo 2020 seja realimente liberada, colocaremos abaixo.

Consultar saldo do FGTS Celular

Através do celular é possível receber mensalmente o extrato do FGTS por SMS, é um serviço que informa o extrato mês a mês sem pagar nada por isso, para aderir o serviço de consulta é necessário que entre em contato através do 0800 726 0207 e em seguida selecione a opção 3.

Através da internet também é possível se inscrever, para isso basta acessar a seguinte url www.fgts.gov.br/trabalhador.

Trabalhador que solicita sua demissão, tem direito a recebe o FGTS?

Não, recebe o FGTS somente os trabalhadores que possuem conta inativa desde 31 de dezembro de 2015, se você pedir demissão hoje não terá direito de retirar o seu, ficando esse mesmo mesmo fica retido em sua conta do FGTS.

  • Veja também: Saiba como fazer a consulta PIS de forma simples e rápida;

Saque FGTS – Onde Sacar?

O benefício pode ser sacado somente pela a Caixa Econômica Federal, banco responsável em administrar o benefício e repassar o mesmo para os cidadãos legíveis ao saque.

Para sacar é necessário estar portando todos os documentos pessoais e comparecer a uma agencia ou casa lotérica e solicitar o saque do FGTS, é importante levar o seu cartão cidadão e ter em mente a senha de segurança que foi cadastrada no ato da solicitação, ser você não possui o cartão cidadão, o saque só poderá ser realizado na própria agência da Caixa, nesse caso é importante que leve a carteira de trabalho juntamente, pois ela possui o seu número do NIS que permite que essa consulta seja realiza, e consequentemente o seu saque do FGTS.

Atente-se as datas do calendário FGTS para o saque, esse mesmo será divulgada em fevereiro, é através deste calendário que o benefício terá o direcionamento das datas de saque do FGTS.

Curiosidade sobre o FGTS

Se você não estar precisando do dinheiro, você pode deixar o mesmo rendendo os juros da conta do FGTS, o rendimento do FGTS na Conta e de 3%.