Número do NIS 2020

O NIS é um conjunto de números que tem relação com o trabalhador brasileiro, o cadastro é feito uma única vez, e isso acontece logo no primeiro emprego de carteira assinada. Depois que o Número do NIS 2020 é atribuído o trabalhador já pode se inscrever nos principais benefícios sociais, desde que se encaixe em todos as regras. Benefícios esses como é o caso da bolsa família, ou mesmo do PIS. Em nosso artigo de hoje você vai conhecer sobre as principais formas de consultar o Número do NIS 2020. Acompanhe.

Número do NIS 2020

Número do NIS 2020


O que é NIS?

O NIS é o “Número de Identificação Social” que todo o cidadão brasileiro possui a partir do momento que entra no mercado de trabalho. É com esse número que o cidadão terá o direito de participar de diversos programas oferecidos pelo Governo Federal.

Os brasileiros tem esse número atribuído, e por vezes nem sabem disso. O Governo Federal viu no NIS uma forma de simplificar toda a identificação do trabalhador brasileiro dentro de um único número.

De forma resumida, pode – se dizer que o Número do NIS 2020 é como se fosse um CPF mas para programas sociais. E o cadastro do NIS deve ser feito somente em uma Agência da Caixa Econômica Federal, confira como consultar esse número a seguir.

VEJA TAMBÉM:


Consultar Número do NIS

Como mencionado, há diversas formas de consultar o número do NIS, como por exemplo, de maneira online pelo CPF, pelo telefone, ou até mesmo pela sua carteira de trabalho e cartão bolsa família (caso precisar).


Consultar NIS pelo CPF

A primeira forma de consulta é pelo CPF online. Caso você já tenha trabalhado com a Carteira de Trabalho assinada, o seu nome, de forma obrigatória, deve estar cadastrado no NIS. Lembrando que toda essa parte de atribuição do Número do NIS 2020 é de responsabilidade única do empregador.

Mesmo você mudando de emprego o número do seu NIS não vai sofrer nenhum tipo de alteração, ficando sempre o mesmo durante toda a vida do cidadão.

Para realizar esse cadastrado pela internet siga o passo – a – passo:

  • cnisnet.inss.gov.br;
  • Clique na opção “cidadão”;
  • Clique em “inscrição”;
  • Clique em “filiado”;
  • Informe o nome;
  • Coloque o nome da mãe (ou opção “ignorado”);
  • Informe sua data de nascimento;
  • Informe o número do CPF;
  • Informe o “texto da imagem” apresentado na tela;
  • Vá até o botão “continuar”.

Depois de seguir todos esses passos você deve conferir a mensagem que aparecerá no canto superior da tela. A mesma será exibida na cor vermelho, informando o número do seu NIS, basta anotar para ter ele em mãos.

Consulta NIS pelo Telefone

Por telefone também é possível realizar a consulta ao seu NIS de forma prática e rápida.

Para isso você deve ligar de forma direta para a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal através do telefone: 0800 726 0207.

Os seus documentos pessoais devem estar separados antes, já que outras informações podem ser solicitadas.

Consultar NIS na Carteira de Trabalho

O Número do NIS 2020 pode ser consultado pela carteira de trabalho. Se o modelo for antigo é necessário procurar a numeração nas últimas páginas no item “anotações gerais”.

Já se o modelo for atualizado é possível encontrar o NIS nos “dados pessoais”.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply